Manual da umectação capilar

umectação

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

A umectação é uma técnica bastante conhecida no mundo das cacheadas. Se você está em transição capilar e ainda não sabe muito bem como fazer, no post de hoje eu vou te explicar tudo direitinho:

O que é umectação?

No dicionário, umectação é o ato ou efeito de tornar úmido. No caso da umectação capilar, fazemos isso com a utilização de óleos.

O que vou utilizar?

Você só vai precisar de um óleo vegetal extra virgem. Existem diversos óleos e cada um tem uma função diferente. Basta escolher o que mais te agrada. Só certifique-se de que eles são vegetais.

Onde encontro óleos vegetais?

Normalmente, você encontra óleos vegetais em casas de produtos naturais. Caso não conheça nenhuma em sua cidade, na internet existem diversos sites especializados.

Qual é o resultado esperado?

A umectação irá repor os nutrientes, combater o frizz, a aspereza e o ressecamento do cabelo. Além disso, seus fios ficarão brilhosos, mais macios e definidos.

Que tipo de cabelo pode fazer esse procedimento?

Todos! Se você tem cabelo crespo, cacheado, liso, em transição ou de qualquer outro tipo, você pode fazer. Inclusive quem tem cabelo oleoso. Não há limitações.

Meu cabelo vai ficar oleoso?

Essa é provavelmente a maior dúvida de quem ainda não fez essa técnica, mas fique tranquila, pois a resposta é não! Na lavagem, você vai retirar todo óleo que colocou, então seu cabelo não ficará mais ou menos oleoso. Isso não vai mudar.

Como devo fazer?

Aplique o óleo escolhido mecha por mecha, da raiz as pontas. Massageie o couro cabeludo.

Por quanto tempo a umectação deve ficar nos fios?

Você pode aplicar e deixar agir por uma ou duas horas antes de lavar. Ou dormir com o óleo no cabelo e enxaguar na manhã seguinte. Se você não quiser encher sua roupa de cama com óleo, experimente usar uma touca de cetim.

O cabelo deve estar limpo ou sujo?

Não faz muita diferença se seu cabelo vai estar limpo ou sujo. Mas não vejo sentido em lavar o cabelo para enchê-lo de óleo e depois lavar novamente.

Se você está pensando em fazer com o cabelo limpo para abrir as cutículas. Saiba que, ao contrário da hidratação, a umectação não penetra nos fios. Logo, as cutículas não precisam estar abertas. Então, você pode fazer com o cabelo sujo mesmo.

Como lavar os cabelos após a umectação?

1- Enxague o cabelo com água morna;

2- Coloque a quantidade de shampoo que você está acostumado em um pote e acrescente um pouco de água, depois jogue no cabelo, ou coloque o shampoo na mão e esfregue. Essas duas técnicas fazem com que o shampoo seja distribuído uniformemente por todo o cabelo, caso contrário a única parte que receberá shampoo ficará muito ressecada;

3- Faça mais de uma lavagem com shampoo se for necessário;

4- Finalize com o condicionador.

Outra maneira de retirar a umectação, é com o método UCPE (umectar, condicionar, pausar e enxaguar)

1- Após passar a umectação como de costume, aplique um condicionador para co-wash. Enluve os fios e massageie a raiz.

2- Deixe agir por 20 minutos.

3- Enxágue e finalize como de costume.

Agora que você já leu esse manual, é só escolher qual óleo usar e começar a usufruir os benefícios dessa técnica!

Beijosss

Etiquetas:, , , , , , ,

Posts relacionados

por
Post anterior Próximo post

Envie seu comentário

1 share

Sobre mim

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Sou Jornalista, tenho 27 anos e estou em transição capilar. Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da Transição Capilar e das Cacheadas.
Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?