A importância do corte certo para cabelos cacheados

moana corte cacheado

Oiiiii, pessoal! Tudo bem com vocês?

Qual será a importância de um bom corte nos nossos cachinhos? Quando li o livro ‘O Manual da Garota Cacheada – O Método Curly Girl’, de Lorraine Masey, um dos capítulos que mais me chamou atenção foi sobre cortes para cabelos cacheados.

Depois de ver inúmeras meninas falando nas redes sociais sobre o arrependimento de ter feito o Big Chop (por conta do corte errado), decidi falar sobre esse tema.

Passamos pela transição capilar – que não é nada fácil – e, quando finalmente decidimos nos livrar de toda a química e realizar o Big Chop, um corte errado pode estragar tudo!

Quando eu tinha os cabelos alisados, os cabeleireiros sempre cortavam ele molhado. De acordo com Lorraine, a parte mais importante em um corte cacheado é que ele deve ser cortado seco! Só aí já podemos perceber que não é possível comparar o estilo de corte entre esses tipos de cabelo.

“O cabelo molhado tem caimento diferente. Um cabelo cacheado pode ir até o meio das costas quando molhado e encolher de 15 a 25 centímetros quando seco… Além disso, geralmente há vários tipos de cacho em uma cabeça e não é possível ver essa variedade quando os fios estão molhados”, explica a autora.

Como já comentei outras vezes, a Lorraine é responsável por criar as técnicas No e Low Poo e os produtos da linha Deva. O método de corte Deva, criado pela cabeleireira, virou referência para cacheadas.

Aqui na Baixada Santista (onde moro), apenas um salão realiza o corte com o método Deva. Carolina Oliveira, a Carol, é cabeleireira e idealizadora do salão Moana e conversou comigo sobre a importância de um bom corte para cabelos cacheados.

“A importância do corte é o caimento, a qualidade do visual. Você sabe o que tem que fazer para ficar com um caimento ideal”, explica.

A ideia pode parecer simples, mas faz toda a diferença. O nosso cabelo molda o nosso rosto e um corte errado pode se tornar bem traumático.

É claro que, muitas vezes, cortamos em casa e funciona. Para Carol, quando fazemos isso contamos com um pouco de sorte e um pouco do que realmente sabemos sobre cortes. Por isso, o ideal é não arriscar fazer cortes radicais em casa.

salao-moana-santos
Em Santos, salão Moana é o único especializado em cabelos cacheados.

Pequenas mudanças

Agora, se sua intenção é só aparar as pontas, a cabeleireira Carol concorda que é possível cortar em casa. No livro ‘O Manual da Garota Cacheada’, Lorraine ensina como aparar os fios, sem traumas.

“Não estou falando de cortar uma quantidade enorme de cabelo ou mudar a forma dele, deixe isto para seu cabeleireiro. Estou falando de alguns milímetros, meio cacho, ou no máximo um C completo da espiral do seu cacho, para remover as pontas desgastadas”, explica Lorraine.

Adoraria compartilhar tudinho com vocês, mas não seria justo com a autora. O livro é realmente um manual para cacheadas e te garanto que você não vai se arrepender de comprá-lo. O meu eu comprei na Saraiva.

Se você mora na Baixada Santista e ficou interessada, o salão Moana também é Cruelty Free e só usa produtos liberados para as técnicas No e Low Poo.

“O meu intuito ao abrir o salão era ajudar as pessoas primeiro e depois lucrar com isso. Então, eu já comecei tudo com No e Low Poo, porque não achava certo estragar o cabelo da cliente, para depois lucrar novamente consertando”, finaliza Carol.

Sei que muitas cidades ainda não contam com salões especializados, mas essa realidade já está mudando.

Entre cortar o cabelo com alguém que vai trata-lo como liso/alisado, ou cortar em casa seguindo vídeos confiáveis de cortes cacheados, eu optaria por cortar em casa.

Agora, se há algum profissional especializado, eu não arriscaria cortar por conta própria (mas essa é minha opinião pessoal).

Ahhh, e eu finalmente decidi que vou fazer o Big Chop ainda esse mês (lá no Moana) e vou compartilhar tudinho com vocês.

Você já fez o Big Chop? Cortou em casa ou no salão? Compartilha com a gente a sua experiência.

Beijosss

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

por
Post anterior Próximo post

Comentários

  1. Responder

    Carol linda, Amei seu blog.Muito muito bom
    Seguindo em tudo
    SUCESSO!!! ⁀‿⁀

    1. Responder

      Muitooo obrigadaaa, Rosana! <3

Envie seu comentário

2 shares

Sobre mim

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Sou Jornalista, tenho 27 anos e estou em transição capilar. Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da Transição Capilar e das Cacheadas.
Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?