Crescimento capilar: a verdade nua e crua

crescimento capilar

Oiiiii, pessoal! Tudo bem com vocês?

Quando entramos em transição capilar alguns sentimentos começam a tomar conta de nós. Um deles é o desejo de que o cabelo cresça o mais rápido possível, afinal ninguém quer ficar com duas texturas.

Quem já fez o BC tem o mesmo desejo. Nesse caso, a ansiedade é para ver o cabelo cacheado comprido novamente.

Começamos a pesquisar tudo sobre crescimento capilar e, o pior, a acreditar em milagres que vão fazer nossos fios crescerem muitos centímetros em um mês. No primeiro post do blog, eu expliquei diversas coisas sobre o cabelo, entre elas, que ele cresce em média 1 cm por mês. Sim, seu cabelo pode crescer uns 2 cm em um mês. Não, seu cabelo não pode crescer 10 cm por mês.

O crescimento capilar é influenciado por alguns fatores, mas é IMPOSSÍVEL que o cabelo cresça milagrosamente do dia para noite. Na ânsia por ter o cabelo cacheado comprido de volta o mais rápido possível, acreditamos em promessas que desafiam a lógica. Que tal parar de acreditar em tudo que vê e fazer coisas que realmente vão estimular o crescimento do seu cabelo? E, melhor, fazer com que ele cresça saudável!

Se você esperava um post sobre como dormir com o cabelo curto e acordar igual a Rapunzel, já aviso que não é sobre isso que vou falar aqui. Mas, se você quer saber como estimular o crescimento capilar e fazer com que seus novos fios sejam saudáveis, continue lendo que tenho muito para te dizer.

Fatos sobre crescimento capilar que você precisa saber:

1. Todo cabelo cresce, alguns mais, outros menos, mas crescem. Se todo cabelo cresce, ou seu cabelo pode estar caindo muito, ou quebrando. (Spoiler: o vídeo desse sábado é sobre queda de cabelo, se inscreva no canal para acompanhar assim que ele for ao ar). Às vezes, as pessoas insistem em dizer que o cabelo não cresce, quando na verdade o que está acontecendo é uma quebra, assim não conseguimos perceber o crescimento capilar.

Na transição é mais fácil diferenciarmos. Você está vendo a raiz cacheada, mas ele parece que nunca muda de comprimento? Então seu cabelo está quebrando. O mesmo vale para quem tem cabelo tingido e precisa retocar a cor, se há necessidade de retoque, é porque o cabelo está crescendo sim.

2. Se o seu cabelo está crescendo muito lentamente, o indicado é que você procure um médico. Pode ser falta de alguma substância em seu organismo, estresse, questões genéticas, entre outros. Um médico dermatologista é o único que pode te dizer o que fazer sem riscos à sua saúde. Cada cabelo e cada organismo reage de um jeito. Não é porque uma pessoa tomou um remédio que o mesmo vai funcionar para você também.

3. Cabelo cacheado/crespo encolhe! No vídeo sobre tipos de cabelo, eu expliquei que o fator encolhimento em cabelos do tipo 4c pode ser maior que 75%. Ou seja, seu cabelo está crescendo, mas fica mais difícil perceber isso por causa do fator encolhimento. Se você esticar, conseguirá ver a diferença.

crescimento capilar

Pílulas x Cosméticos x Tônicos

Pílulas

Medicamentos como Pantogar ou as famosas pill food são complexos de vitaminas e aminoácidos indicados para queda e fortalecimento capilar. Por serem medicamentos, devem ser tomadas sob orientação médica.

Pantogar – Indicações: “Perda de cabelo por razões desconhecidas. Cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor, cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis”. Não se fala em crescimento capilar, não é para isso que ele é indicado. Mas caso seu problema seja um dos relatados na indicação, pode sim crescer.

Pill food – É indicado para fortalecimento dos fios, evitando a queda associada a falta de vitaminas e aminoácidos. Mais uma vez, seu cabelo pode crescer se esse for o seu problema.

O crescimento capilar é relatado por muitas pessoas que fazem uso desses medicamentos, mas ele pode ou não funcionar em você. Além disso, vale lembrar que o crescimento não será excepcional.

Cosméticos

As linhas Crece Pelo, da Boé e Rapunzel, da Lola, servem para tratar o couro cabeludo. E, em um ambiente saudável, seus fios são estimulados ao crescimento. Se você ler os rótulos atentamente, vai perceber que é justamente isso que eles falam.

Linha Rapunzel: Shampoo – “…estimula a micro circulação sanguínea. Ativa os folículos pilosos promovendo o crescimento dos fios e evitando os estágios precoces da queda”.

Tônico – “Age fortalecendo o folículo capilar para que a raiz fique forte e os fios tenham uma vida mais longa. Promove fibras saudáveis, mais resistentes e dessa forma o ciclo de crescimento do cabelo volta ao normal, evitando a queda constante e gradual”.

Milk Spray – “Condicionador leave-in, especialmente formulado para prevenir o envelhecimento do cabelo. Absorve instantaneamente e hidrata profundamente cabelos secos e quebradiços.

Linha Crece Pelo: “Esta fórmula inovadora fornece extratos ativos e 100% naturais necessários para o cabelo saudável, evitando escamação excessiva, acrescentando saúde, beleza, vitalidade, maciez e flexibilidade através de seus nutrientes ativos que estimulam o crescimento do cabelo”.

Tônicos

São liberados para uso, mas novamente a promessa é de fortalecer os cabelos. Como nos outros casos, um cabelo mais forte, com o couro saudável, pode sim ocasionar em um melhor crescimento, mas não em todo mundo que usar.

crecimento capilar

Receitas caseiras x Monovin A

Não sou contra receitas caseiras (que utilizam produtos naturais), mas acho que é preciso ter cautela. Novamente, não é porque deu certo para alguns, que funcionará em todos. Quer experimentar? Tudo bem, mas comece o uso e repare em qualquer possível reação adversa. Se perceber alterações, interrompa imediatamente o uso. Seria leviano da minha parte indicar receitas que nunca usei e esse não é o intuito do post, mas vocês podem encontrá-las facilmente pela internet.

Em contrapartida, sou contra o uso do famoso shampoo bomba, que utiliza Monovin A. Sim, a substância é uma vitamina, mas foi desenvolvida para uso veterinário, não para humanos. Se algo acontecer, a quem você vai recorrer? Já vi muitos relatos de meninas que usaram e tiveram o efeito contrário, queda. Se você usou e não teve problemas, que sorte a sua, mas não é recomendado. Como ninguém melhor do que especialistas para falarem sobre o assunto, deixo aqui uma matéria com o alerta de diversos médicos sobre o uso dessa mistura.

Crescimento saudável

Chegamos a parte mais importante do post de hoje. Sim, existem formas de estimular o crescimento capilar de forma saudável!

Massagem no couro cabeludo

Ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo. Dessa forma, o transporte de nutrientes e oxigênio para o folículo piloso (onde o cabelo é gerado) melhora, estimulando o crescimento dos seus fios.

Para obter um resultado ainda melhor, utilize óleos vegetais que estimulam o crescimento, como o óleo de coco.

Como fazer a massagem? Faça movimentos circulares por toda a cabeça por uns 5 minutos.

Alimentação saudável

O cabelo cresce de dentro para fora. Se você não ingerir vitaminas e nutrientes necessários para seu cabelo crescer saudável, depois não adianta tentar colocar mil coisas nos fios.

Mantenha o couro cabeludo limpo

Não pense que para isso você tem que usar shampoos que fazem muita espuma. A espuma é um sinal de que o shampoo contém muito detergente e essa limpeza é tão profunda que vai ressecar seus fios, ou seja, você vai trocar um problema por outro.

Que tal experimentar as técnicas do No ou Low Poo? Elas também vão manter seu cabelo limpo e, o melhor, sem ressecá-lo.

Faça hidratações

Nesse item, estamos fazendo com que o comprimento fique saudável e não quebre. Como falei lá em cima, muitas vezes achamos que o nosso cabelo não está crescendo, mas na verdade ele está quebrando e não conseguimos enxergar esse crescimento.

Evite usar fontes de calor

Chapinha, secador e babyliss são mais prejudiciais aos fios do que você imagina. Seu couro pode ficar debilitado e seus fios frágeis. Experimente interromper completamente o uso por uns meses e terá resultados positivos.

Esses cinco passos parecem simples demais para você? Coloque-os em prática e você vai se surpreender com os resultados. Não há contraindicações e, no mínimo, seu cabelo ficará mais saudável.

Beijosss

Etiquetas:, , , , , ,

Posts relacionados

por
Post anterior Próximo post

Envie seu comentário

2 shares

Sobre mim

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Sou Jornalista, tenho 27 anos e estou em transição capilar. Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da Transição Capilar e das Cacheadas.
Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?