Dicionário da transição capilar

Bigudinhos

Oiiiii, pessoal!

Vocês sabem o significado de Big Chop, Day After e diversas outras palavras que fazem parte do vocabulário de cacheadas e quem está em transição? E se existisse um dicionário para explicar o significado desses termos?

Participo de alguns grupos no Facebook sobre transição capilar e percebi que muitas meninas têm dúvidas sobre esse vocabulário. Até porque, felizmente, cada dia mais meninas decidem assumir seus cachos.

Fiz esse post com um dicionário sobre os principais termos que usamos. Se você está chegando ao blog agora, sugiro que veja o post sobre transição capilar. Vamos lá?!

Bad hair day

Nada mais é do que quando o cabelo acorda em um dia ruim, ou seja, em que sua aparência não está tão legal quanto você gostaria. Eles podem parecer amassados, sem definição, oleosos, entre outras coisinhas.

Big Chop

O famoso BC, cuja tradução literal é “Grande Corte”. Basicamente, significa cortar toda a parte com química do cabelo, deixando apenas a parte natural. Algumas meninas fazem o BC assim que decidem largar as químicas, raspando toda a cabeça, outras cortam no estilo “Joãozinho” e há ainda aquelas que esperam o cabelo crescer um pouco mais para enfim realizar o BC. Não é uma obrigação, você pode passar a transição cortando aos pouquinhos, mas a maioria acaba não aguentando esperar e em algum momento opta pelo BC. Falei um pouco mais sobre isso nesse vídeo.

Bigudinhos

São acessórios para formar cachos de uma maneira mecânica, podemos considerá-los os primos dos bobs. Existem diversos modelos e tamanhos e são nossos aliados na hora de texturizar os cabelos. Um dos benefícios em usar bigudinhos ao invés do babyliss é não maltratar o cabelo com o calor excessivo.

Cronograma Capilar

É uma programação/agenda de cuidados com os cabelos. Consiste em três etapas: a de hidratação, a de nutrição e a de reconstrução. Quer saber tudo sobre o cronograma capilar e ainda aprender diversas receitinhas caseiras? Clique aqui!

Co-Wash

A expressão é uma redução do termo “conditioner washing”, que em português significa “lavar com o condicionador”. Aqui, você não usa shampoos para lavar os cabelos, apenas condicionadores. Mas, para que a técnica funcione, o condicionador não pode ter petrolatos e nem silicones insolúveis.

Coque Abacaxi

Nada mais é do que prender os cabelos no alto da cabeça, fazendo com que ele pareça uma coroa de abacaxi. Assim, os cachos não amassam enquanto você dorme e você consegue um bom Day After.

Day After

O “dia seguinte”, refere-se a como seu cabelo vai estar quando você acordar no dia seguinte à lavagem.

Dedoliss

É uma técnica de texturização feita apenas com os dedos. Você deve separar o cabelo em mechas e enrolá-las com os dedos.

Difusor

É um acessório para secadores de cabelos, que ajudam a secar os fios cacheados e crespos sem afetar o formato.

Emoliente

São substâncias como óleos e lipídios, que têm a capacidade de amaciar.

Empoderamento

Para o educador brasileiro Paulo Freire, é quando uma pessoa, grupo ou instituição realiza, por si mesma, as mudanças e ações que a levam a evoluir e se fortalecer. Falei mais sobre isso nesse post.

Enluvar

É uma técnica de massagem capilar, que se faz com as mãos de cima para baixo, ou seja, no sentido das fibras capilares. Você deve aplicar os cremes com as mãos, envolvendo cada mecha, até sentir que o produto está sendo absorvido. Serve para as substâncias penetrarem melhor na cutícula dos fios.

Fitagem

É uma das técnicas de texturização, que ajuda na definição dos cachos. Consiste em separar o cabelo em pequenas mechas (fitas) e distribuir o creme finalizador pela fita com os dedos. Aprenda como fazer.

Low-poo

Consiste na lavagem dos cabelos com pouco ou quase nenhum sulfato. Isso porque os sulfatos tiram os nutrientes e óleos naturais do próprio cabelo. Mas, para eliminar os sulfatos você também deve eliminar produtos que contenham parafina, silicones insolúveis e petrolatos, pois é o sulfato que tem a função de retirá-los do cabelo. Saiba mais sobre a técnica.

Método L.O.C.

É um método de finalização, que consiste em seguir uma determinada ordem de aplicação dos produtos para garantir que a hidratação permaneça mais tempo no fio. A ordem é a do próprio nome: L (líquido), O (óleo) e C (creme).

No-poo

Nessa técnica de lavagem, você deve abandonar o uso de shampoos, incluindo os sem sulfato liberados para Low-poo. Para lavar os cabelos utiliza-se a técnica co-wash. Veja aqui.

Plopping

É uma técnica de secagem dos cabelos cacheados e crespos, que permite uma maior definição.

Puff

Um tipo de penteado para cabelos crespos ou cacheados.

Revitalização

É uma forma rápida de remodelar os cabelos no Day After.

Scab Hair

É aquele primeiro cabelo, danificado, que cresce logo após interrompermos o uso de química. Esse cabelo nasce mais rígido, áspero, ressecado e com pouca definição. O scab hair não foi comprovado cientificamente, mas após muitas meninas relatarem o que acontecia com seus cabelos, a definição foi incorporada por blogueiras. Entenda melhor o que é isso.

Twist ou Torção

É uma técnica de texturização, na qual torcemos as mechas de cabelo ainda úmido com cremes ou óleos.

Texturização

São formas de modelar os cabelos temporariamente, que ajudam a diminuir a diferença entre as texturas. Existem diversas maneiras de fazer texturização, como com tranças, bigudinhos, dedoliss, twist, entre outras. Assista à série Diário de Texturização

Tipos de cabelos

São classificações quanto aos formatos dos fios e servem para você poder tratar melhor o seu cabelo. Por mais que você tenha um tipo predominante de fio, não significa que não possa encontrar outros tipos no seu cabelo. Veja o guia completo aqui.

Umectação

É uma técnica de banho de óleo nos fios, podemos passar algumas horas antes do banho ou dormir com o óleo no cabelo e lavar pela manhã. Veja o Manual da Umectação.

Gostaram desse dicionário? Tem mais alguma sugestão? Envie aqui embaixo nos comentários, através das redes sociais ou para o email contato@carolsouza.com.br.

Beijosss

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

por
Post anterior Próximo post

Envie seu comentário

3 shares

Sobre mim

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Sou Jornalista, tenho 27 anos e estou em transição capilar. Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da Transição Capilar e das Cacheadas.
Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?