Relacionamentos abusivos e transição capilar

relacionamentos abusivos na transição capilar

Oiiiii, pessoal! Tudo bem com vocês?

Falar sobre relacionamentos com quem está passando pela transição capilar merece uma atenção especial. Isso porque seu companheiro pode te ajudar e elevar sua autoestima, ou destruí-la com características abusivas.

Nem sempre é fácil enxergar as atitudes abusivas nos relacionamentos, por isso vou começar o post de hoje com frases reais, retiradas das redes sociais:

“O que fazer quando o namorado não está gostando nada da sua transição. Será que desistir é a melhor opção?”

“Não suportei a pressão do meu marido e refiz a progressiva.”

“Meu namorado quer terminar porque fiz o BC”

>“Meu marido arrasou comigo, disse que o meu cabelo ficou muito feio.”

“Só espero que meu namorado não termine comigo por isso. Porque ele não queria que eu cortasse.”

“Gente, eu não aguento mais! O meu marido me chamou de cabelo de dragão e outras coisas. Ele mandou eu procurar um salão e deixou o dinheiro na mesa.”

“Amor, te prefiro de cabelo liso. Você fica mais bonita… marca no salão uma progressiva.”

“Até meu marido já disse que vai comprar uma progressiva para eu passar nos cabelos.”

Infelizmente, as mulheres ainda tentam justificar as atitudes do companheiro, dizendo que ele está ‘acostumado’ com o liso, ou que é ‘apenas’ uma preferência dele e que, já que se está em um relacionamento, deve sim ouvir a ‘opinião’ dele.

Oi? Todos podem ter seus gostos e preferências. Mas acabar com a autoestima da pessoa que você diz que ama e fazer pressão psicológica para controlar o corpo dela, não é gosto pessoal, é abuso!

Querem que você deixe a sua vontade de fazer algo sobre o seu corpo de lado, porque o seu companheiro não quer??? Amiga, deixa eu te contar uma coisa, quem te ama de verdade, vai te apoiar e fazer o máximo para que você passe pela transição capilar (que sabemos que não é fácil) da melhor forma possível.

Eu sei que é muito difícil perceber isso e que, para justificar a atitude de quem você gosta, você fica inventando desculpas para si mesma, acaba cedendo à pressão psicológica e desiste da transição.

Nossa autoestima é algo que temos de mais poderoso e quem destrói isso não o faz por amor. Em seu vídeo sobre relacionamentos abusivos, a Jout Jout bem disse: “não tire o batom vermelho”. E eu acrescento: não desista da transição!

Sinais de um relacionamento abusivo:

Muitos ainda acham que relacionamentos abusivos se resumem a violência física. Isso é sim um sinal de relacionamento abusivo, mas muitos outros também são.

Ele quer controlar o seu corpo – Você vai deixando de usar roupas, maquiagens ou de fazer qualquer outra coisa com o seu próprio corpo, porque ele não gosta. Às vezes, isso pode vir de maneira bem sutil, como se fosse apenas uma sugestão, mas se você não segue, ele se irrita. Com o tempo você se esqueceu das suas próprias vontades.

Ele acaba com a sua autoestima – Ele vai te fazer se sentir inferior, seja por sua aparência, intelecto, gostos ou qualquer outra coisa. E ainda vai fazer você achar que tem sorte por tê-lo, pois nenhum outro iria te querer.

Ele faz abuso psicológico/ chantagem emocional – Ele te faz achar que você é louca, que você é sempre culpada e você começa até a pedir desculpas por coisas que tinha certeza que estava certa.

Ele te afasta de amigos e familiares – Você deixa de ir a lugares e ver seus amigos, porque ele não gosta. Afastada de tudo e de todos, você fica emocionalmente dependente dele.

Nenhuma ‘regra’ vale para ele também – Ele não vai deixar de ver seus amigos, não vai deixar de fazer o que ele quer com seu próprio corpo, sua autoestima continua intacta, porque as ‘regras’ não valem para ele.

Beijosss

Etiquetas:, , ,

Posts relacionados

por
Post anterior Próximo post

Comentários

    • Bia Ciqueira
    • 14/07/2016
    Responder

    Meu namorido está apoiando, ele quem pediu para que eu parasse de usar química no cabelo, pois temia pela minha saúde! E quando deixei ao natural mesmo quando não estava legal ele dizia que estava lindo!!

    1. Responder

      Não tem coisa melhor, né Bia? Eu falei em outro post sobre a importância de termos apoio. E é isso, quem gosta da gente nos apoia sempre.

Envie seu comentário

8 shares

Sobre mim

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?

Sou Jornalista, tenho 27 anos e estou em transição capilar. Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da Transição Capilar e das Cacheadas.
Oiii, pessoal. Tudo bem com vocês?